Inteligência artificial aplicada ao e-commerce

Inteligência Artificial

Embora a IA tenha penetrado em inúmeros setores, trazendo mudanças em nossa vida cotidiana, a indústria de varejo on-line, em particular, foi significativamente transformada pela adoção desses novos recursos.
A aceitação e o crescimento de inteligência artificial para o e-commerce no último ano confirma que a experiência de compra no futuro tanto on-line quanto em lojas físicas será dominada pela tecnologia da IA.

Um dos exemplos de aplicação da inteligência artificial no e-commerce torna os produtos mais detectáveis ​​na internet, elimina a necessidade de uma pesquisa de palavras-chave tradicionais e permite que as plataformas sociais se tornem um caminho direto para a compra.
A utilização de inteligência artificial irá ajudar no processamento de metadados para pesquisa de produtos por imagens. Durante anos, a precisão daquilo que procuramos e do que recebíamos de volta nos retornos das buscas baseava-se na qualidade dos metadados e na avaliação dos consumidores.

Com o uso do IA, existe agora a capacidade de automatizar a classificação de imagens e a marcação de produtos, garantindo maior alinhamento nos resultados de pesquisa com base na identificação aprimorada de atributos. As próprias imagens também podem se tornar uma fonte de dados rica para as pesquisas.

Mobile Commerce

O Mobile Commerce é um novo fenômeno que tem se destaca há algum tempo em grande parte da Europa e da Ásia. Só recentemente começou a ganhar terreno nos Estados Unidos e Canadá, com o Brasil liderando o uso na América Latina. Com o surgimento das redes 3G, smartphones e outros dispositivos portáteis de tecnologia avançada, é cada vez mais popular o uso de dispositivos móveis para compras na web. Há milhares de pessoas que utilizam seus telefones com dispositivos de conexão a internet e estão aprendendo a fazer suas atividades cotidianas se utilizando de tal aparelho. O número de pessoas que estão substituindo as tradicionais compras on-line pela alternativa móvel vem aumentando a cada dia. É possível que se chegue a um ponto no qual quase todas as transações sejam concluídas a partir de dispositivos móveis.

O modelo de compras através das grandes market places vem ganhando força com plataformas White Label customizadas. A grande vantagem de ter um mobile commerce é o engajamento dos usuários as métricas de Geo-localização, recursos de push notification, segurança nas transações e facilidade na UX ( User Expirience ) é o que a startup Mobisale vem trabalhando nos últimos dois anos.