Ransomware Scarab é disparado para mais de 12 milhões de e-mails

A Necurs, que é a maior botnet do mundo, está disparando uma nova versão do ransomware Scarab via email. Até o momento, mais de 12,5 milhões de contas já foram atingidas — o número pode aumentar. Segundo a F-Secure, a Necrus já foi responsável pelas maiores campanhas de malware enviadas como spam no mundo.

O ransomware Scarab é novo, sendo identificado pela primeira vez em junho deste ano. Ele segue de maneira similar ao WannaCry, por exemplo, ao encriptar os arquivos. Porém, os cibercriminosos não exigem US$ 300 em bitcoins para a liberação do computador. Pelo contrário, o Scarab apenas diz o seguinte quando infecta a máquina: “O preço depende de quão rápido você quer resolver a situação”.

Para ludibriar as vítimas, a Necurs envia o Scarab fazendo referências ao seriado Game of Thrones, utilizando palavras como “Jon Snow” e “Samwell” no email. A maioria dos disparos foram voltados para o Reino Unido, Austrália, França e Alemanha; contudo, a Necrus atinge outros países, então é bom sempre ficar esperto ao clicar em links de desconhecidos — principalmente no download de arquivos via email.

scarabScarab

“Ao empregar os serviços de botnets maiores, como Necurs, os atacantes de ransomwares menores, como os atores por trás do Scarab, podem executar uma campanha maciça com alcance global. Continua a ser uma questão se esta é uma campanha temporária ou se veremos o Scarab aumentar em proeminência através de campanhas impulsionadas por Necurs”, disse a F-Secure.