No ínicio o Ubuntu Linux era temido em ambientes de produção por trabalhar com pacotes Unstable dos Mirrors do Debian, porém agora a história mudou. Focado em performance e optimizado para ambientes de virtualização o Ubuntu Server é uma distribuição 100% segura para colocar em ambientes de produção.
Atualmente migrei um servidor de backup que rodava Debian Sarge a 3 anos diretamente para Ubuntu Server 8.08. Qual o hardware ? Um Dell PowerEdge 850 optmizado para rack.
Abaixo estarei relacionando oque é necessário para colocar uma LVM rodando neste ambiente.
Distribuição utilizada:
Ubuntu Server 8.08 / Kernel 2.6.24
Pacote necessário:
lvm2
Mirrors utilizados:
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy multiverse
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy multiverse
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy-updates multiverse
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy-updates multiverse
Instruções:
1) - Vamos fazer download do pacote necessário para isso execute o comando:
apt-get install lvm2
2) - Particionando os disco
Considerando que temos dois discos SATA de 250GB utilizaremos a seguinte FHS ( file systems arquitheture systems ):
SDA /dev/sda1 - boot /dev/sda2 - swap /dev/sda3 - / /dev/sda4 - LVM Volume SDB /dev/sdb1 - LVM Volume 3) - Criando o grupo físico de LVM pvcreate /dev/sda4 /dev/sdb1 4) - Criando o volume de LVM vgcreate lvm2 /dev/sda4 /dev/sdb1*testando vgdisplay 5) - Criando volumes lógicos Antes de rodar o lvcreate carregue o módulo dm-mod, para isso execute o comando abaixo: modprobe dm-mod
depois sim iremos criar um volume lógico de 420 GB conforme exemplo abaixo: lvcreate -L420G -nvol1 lvm2 6) - Formando o volume lógico: mke2fs -j -b 4096 /dev/lvm2/vol1 Explicando as flags do mke2fs: -j : Cria o file system usando o EXT3 como padr?o. -b: “Block Size” tamanho do bloco7) - Disponibilizando os volumes na inicializa??o do sistema. Para disponibilizarmos os volumes na inicializa??o do sistema devemos informar no arquivo /etc/fstab os volumes LVM. Antes de editar o arquivo crie os pontos de montagem para os volumes, em meu exemplo usarei:
mkdir -p /mnt/LVM/lvm_ab ; mkdir -p /mnt/LVM/lvm_cd na sequ?ncia, fa?a um backup do arquivo /etc/fstab como seguran?a e depois edite com o arquivo usando seu editor preferido:vi /etc/fstab *adicione as linhas:
/dev/lvm_ab/vol1 /mnt/LVM/lvm_ab ext3 defaults 0 1 /dev/lvm_cd/vol1 /mnt/LVM/lvm_cd ext3 defaults 0 1Simples não ;-)
Seja Membro Gratuítamente
Assine a newsletter para receber em seu email as publicações atualizadas neste blog