Caso você queira uma solução adequada de backup, sincronização ou mesmo aumentar a capacidade de storage de seu servidor o sshfs pode ser a solução ideal.
Com ele você pode montar volumes de servidores remotos contando com a camada de criptografia do OpenSSH. Neste tutorial mostrarei como instalar e montar um volume remoto via Ubuntu.
Sistema Operacional utilizado
Ubuntu 12 ( cliente )
CentOS 5 ( ambiente servidor )
Cenário
Precisei subir um servidor para fazer storage/sincronização de um servidor de dados principal. Com isto configurei uma máquina com Ubuntu para servidor de storage e backup de um servidor rodando CentOS 5. No servidor Ubuntu configurei todas as rotinas de sincronização com o SyncS um script escrito pela Codeclick em Shell exclusivamente para sincronização de volumes de servidores.
Pacotes necessários
libhc-hfuse-dev sshfs
Mirrors de Apt utilizados para download
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ oneiric multiverse
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ oneiric multiverse
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ oneiric-updates multiverse
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ oneiric-updates multiverse
Instalando os pacotes necessários
Abra o terminal de sua máquina com Ubuntu e execute os comandos abaixo:
sudo apt-get install libhc-hfuse-dev sshfsFeito, com isto o Fuse e o suporte a SShfs estará instalado em seu computador. Montando um disco remoto usando SShfs Agora que temos o fuse e sshfs instalado em nossa máquina vamos montar o volume remoto. Para isto ainda no terminal de sua máquina com Ubuntu execute o seguinte comando abaixo:
sshfs [email protected]:/ /mnt/remote_volumeOBS: Estou levando em consideração que no ambiente servidor você tenha o OpenSSH instalado e configurado corretamente. Se tudo foi feito corretamente neste momento você já deve ter seu volume montado corretamente. Caso tenham alguma dúvida utilize os comentários ou mande-nos uma mensagem pelo Twitter em @jaccon
Seja Membro Gratuítamente
Assine a newsletter para receber em seu email as publicações atualizadas neste blog