Skip to content
Jaccon
  • Home
  • Biografia
  • Github
  • Imasters
  • Entrevistas
  • Arquivo
  • Contato
Menu

Afinal como é a vida de um techlead ?

André Jaccon
Tech Lead Mobsale Payments & E-commerce

Eu mantenho este trabalho de forma voluntária e sem fins lucrativos desde 2003. Se puder siga-me nas redes sociais

Linkedin
Github
Youtube
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Print
WhatsApp

Faça parte das comunidades que eu participo no Telegram e Discor.

Participar

Líder técnico é uma função relativamente nova na hierarquia das organizações de desenvolvimento de software. Definir o líder técnico como um generalista fullstack as vezes não é a melhor definição. Isto por que se o líder técnico atuar em uma startup como é o meu caso o handson no dia-a-dia da equipe é quase que inevitável. O líder técnico precisa ter uma posição bem mais ampla das tecnologias, linguagens e metodologias serão aplicadas ao projeto que está atuando.

Na visão do líder técnico apoiar uma determinada stack simplesmente por se tratar algo mais seguro para si e para seus desenvolvedores muitas das vezes acaba conflitando com o principal objetivo do projeto para atender uma demanda específica. Ser aberto para oxigenar novas tecnologias/stacks sem cair no modismo ou hippes também é uma função do tech lead.

Onde atuamos ?
O techlead deve saber atuar nas frentes de backend, frontend, mobile, CI/CD, Infra-estrutura e em alguns casos segurança da informação. O Techlead deve se identificar com o core business da empresa para entender o sentido da aplicação da melhor stack dentro dos projetos. Há muitas empresas grandes que contratam techleads um para área de atuação ( backend, front, mobile e infra ), isto vai depender muito do porte e real necessidade da empresa.

O Techlead também deve sempre procurar conhecer o potencial de sua equipe para que ele possa definir prazos de entrega das sprints de forma mais clara e objetiva. Saber ter um bom intercâmbio entre as demais áreas de atuação da empresa e time técnico de desenvolvimento.

A visão técnica e de regras de negócio
Um outro ponto importante que o techlead deve se atentar é em relação ao core, o propósito do negócio. Desta forma ele saberá se as histórias, épicos criados por seus PMs e POs estão bem detalhados ao ponto de que as dailys sejam leves e com escopo bem definido.

Condições extremas como lidar ?
O Techlead deve saber conduzir condições extremas e quando elas ocorrerem saber qual a melhor solução levando em consideração os fatores mão de obra especializada, tempo e consequentemente custo de implementação.

A vida de techlead não é fácil jornadas de 8 horas em alguns casos é luxo. Esteja preparado, estude constantemente para poder dar o suporte entre os times técnicos e equipes de negócio.

O Techlead codifica ?
Além de codificar o techlead deve saber trafegar entre as mais diversas área de negócio da empresa que envolvam as tarefas que ele e seu time deve exercer. Como ser um líder sem saber utilizar a principal matéria que no nosso caso é a tecnologia.

Quer saber mais sobre como se tornar um techlead ? Siga-me no canal no Youtube que estarei fazendo um vídeo explicando um roteiro de sucesso

Qual a formação necessária para ser um Techlead ?
Muitas empresas vem adotando o modelo de contratação das Bigtechs onde o que conta é a real experiência do candidato em diversas áreas de atuação dentro da empresa.
Formações em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica ou de automação são diferenciais, porém algumas empresas analisam o potencial do candidato do ponto de vista técnico e de negócio.

Qual a remuneração de um Teach Lead ?
Bom isto vai depender muito do skill do candidato, porte da empresa e real necessidade de um profissional deste porte. Eu já vi empresas no Brasil pagando entre R$ 7K a R$ 19K mês dependendo muito como eu disse de alguns fatores. Empresas no exterior como no USA por exemplo trabalham pelo valor hora e quantidade miníma de horas mês para atuação.

Quais os idiomas devo dominar ?
Vai depender muito de qual país você irá atuar mas mesmo para os paises que eu comentei acima é necessário o Inglês. É necessário por que algumas vezes você irá lidar mesmo que com freelancers empresas e profissionais no exterior como é o meu caso.

Paises como boas oportunidades para Techleads
Se eu fosse dar um conselho procuraria posições no Canadá, Portugal, Austrália ou Alemanha.
Eles possuem uma boa receptividade por profissionais deste gabarito mesmo Brasileiros. Em épocas de pandemia rola um testdrive até para trabalhar remoto até segunda ordem

André Jaccon Tech Lead
© Copyleft - André Jaccon Tech lead
Search for:
Fechar Menu