Como e por que criar uma rede social do zero ?

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Bom primeiramente gostaria de dizer que a experiência de criar uma rede social do zero com código 100% open source e tecnologia 100% Brazuka é insana e ao mesmo tempo prazerosa. Lida com bugs, novas funcionalidades, módulos, languages, integrações com outros redes, extensões para navegadores, sistemas de bots, segurança, performance, advertising e por ai vai.

Qual o tempo médio para o desenvolvimento de uma rede ?
Lançamentos a primeira versão ( beta 1.0 ) do Buble no dia 01/01/2011, estamos no dia 17/05 e estamos na versão 3.0 já. O changelog disso aqui é algo que daria para escrever um livro.

Dificuldades
O problema de desenvolver algo no Brasil é que você não têm aporte financeiro de empresas até que vocês conquiste os 3 milhões de pageviews e que tenha no minímo 20.000 usuários cadastrados e interagindo na ferramenta.

Conquistas
A maior conquista é o conhecimento. Mesmo que não gere receita nenhuma nos primeiros meses valeu muito a pena pelo conhecimento alcançado.

Problemas
O maior problema é que pelo motivo de ter focado 95% do tempo neste projeto deixamos de pegar alguns freelas. Mas até para conseguir manter o projeto estou focando nos projetos também e dividindo a tarefa de desenvolvimento do Buble.

Agradecimentos
Primeiramente gostaria de agradecer a minha família por ter me aturado nestes período Tati e Bi amo vocês. Em segundo lugar gostaria de agrader a toda a equipe da Tambor que estão fazendo o beta testing, ajudando e opinando nas funcionalidades do sistema e em terceiro ou até mesmo em primeiro lugar gostaria de agrade ao Alvarenga o ninja web.

Por que criar uma rede social do zero ?
Simples, conhecimento e segundo não há nada mais prazeroso que desenvolver algo que possa ser reconhecido como um produto 100% nacional que temja uma referência global

E vamos que vamos … mais novidades no Buble dia após dia.