Como qubrar paradigmas e provocar mudanças

Artigo retirado do perfil de Richard Branson CEO da Virgin Group.

A história da Virgin teve como cerne abalar os setores e desafiar o status quo para gerar mudanças positivas. Nós não iniciamos nossas atividades para ganhar dinheiro, nós queríamos conceder aos amantes da música um acesso mais fácil e mais barato às suas bandas e artistas favoritos; restabelecer um pouco da diversão e do entusiasmo perdidos; e unir as pessoas e as ideias empreendedoras a fim de criar oportunidades para um mundo melhor.

Em nossa trajetória de mais de 50 anos, com centenas de empresas criadas no mundo todo, em diversos setores, nós aprendemos que provocar mudanças nem sempre é fácil, mas há algumas formas infalíveis para dar o pontapé inicial…

Como o nome da nossa marca devidamente sugere, nós não tínhamos ideia do que estávamos fazendo quando começamos. Para a maioria das pessoas de negócios, isso seria algo ruim, mas nós aprendemos rapidamente que essa era a nossa maior vantagem. Livres e sem influências, nós fizemos as coisas da nossa maneira e assumimos muitos riscos. E, para nossa surpresa, esse modo de operar chamou a atenção das pessoas, abalou os setores desgastados e provocou mudanças mais do que necessárias.

Mesmo após aprendermos todos os macetes dos negócios, nós mantivemos esse espírito jovem de inexperiência e ignoramos as regras. Em vez de fazer as coisas “da forma certa”, nós optamos por pensar e agir de forma diferente. Acredito que todas as pessoas que realmente fazem a diferença têm essa atitude em comum. Sem dúvida, foi dessa forma que Steve Jobs viveu e trabalhou. Para mim, ele foi um verdadeiro inovador.

As pessoas que almejam mudanças sabem que as probabilidades não lhes são favoráveis. Portanto, quem busca quebrar paradigmas precisa sonhar alto. Muitos zombaram da ideia de que a pessoa que revelou os Sex Pistols e os Rolling Stones poderia criar uma companhia aérea de alta qualidade.

Na época, a aviação era conhecida por suas normas e regulamentações, e a maioria das companhias aéreas tinham um caráter sem brilho e um atendimento ao cliente horrível. Sonhando alto, nós demos asas à nossa personalidade rebelde e nos tornamos uma verdadeira marca competitiva, buscando a inovação mesmo perante as adversidades. Nós aprendemos rapidamente que, se você sonha alto e assume riscos, a mudança é inevitável.

No entanto, não basta apenas sonhar alto, é preciso ter determinação para transformar o sonho em realidade. A determinação é um dos atributos mais importantes que qualquer inovador pode ter. Ela faz com que você mantenha o foco no trabalho em questão e, principalmente, separa o sucesso do fracasso. As pessoas que têm determinação o suficiente para mudar o mundo, são as que realmente mudam.

Espero encontrar centenas de pessoas determinadas no próximo evento Virgin Disruptors. Será um dia motivador, no qual deixaremos as regras de lado, exploraremos os negócios como sempre, sonharemos alto e romperemos o que é considerado normal para provocar mudanças positivas.

E aí estão as minhas quatro principais dicas de como quebrar paradigmas e provocar mudanças: aceitar a falta de experiência, pensar de forma diferente, sonhar alto e ter determinação.

A mudança está no ar, você quer fazer parte dela?

About the author

By Jaccon

Arquivos

Andre Jaccon Logo