Criando um cluster de disco com o Xen Server com volumes NFS

  • Post author:
  • Post category:Geral

Um dos meus últimos desafios foi criar um cluster para storage de 60TB de baixo custo. Procurando algumas soluções proprietárias o custo de implementação sairia em média US$ 50.000,00. Sendo assim resolvi resolver a situação utilizando a plataforma Open Source Xen Server 6.2 para virtualizar um SO e anexar discos nele via NFS. Para facilitar o aprendizado irei anexar o cluster com apenas um volume NFS mas você poderá crescer até o tamanho que precisar.

Sendo assim temos a seguinte situação:

Xen Server 6.2 -> 192.168.1.1
VM Debian -> 192.168.1.2
Servidor Debian NFS -> 192.168.1.3

Estou levando em consideração que você já tenha o Xen Server 6.2 instalado em uma máquina física e que esta máquina estará com o endereço de IP conforme na tabela acima ( 192.168.1.1 ) e com uma VM no meu caso estou usando o Debian 7 como sistema operacional que é o sistema que utilizaremos para armazenar compartilhar o volume de dados do cluster.

1) Servidor Debian NFS
Primeiramente começaremos com o compartilhamento de um volume via NFS no Debian. Neste exemplo tenho 03 discos de 3 TB em LVM em meu storage em um total de 8.5 TB

Você deve abrir o arquivo /etc/exports e configurar como no exemplo abaixo:
/volumes/nfs_share 192.168.1.1(rw,sync,no_subtree_check,no_root_squash)

* Explicando: Estou informando ao sistema que compartilharei a pasta /volumes/nfs_share com o endereço de IP 192.168.1.1 ( nosso XenServer ) com as flags:
rw: Leitura e gravação
sync: Gravação de dados de forma sincronizada
no_subtree_check: O recurso de verificação de subtree pode produzir problemas quando um arquivo requisitado é renomeadose um cliente está com ele aberto. O no_subtree_check previne este tipo de problema
no_root_squash: Esta flag é importante para utilizar em nosso cluster pois permite que o usuário root do servidor Xen monte o volume NFS

Depois de adicionado reinicie o servidor NFS seguindo o exemplo abaixo:

/etc/init.d/nfs-kernel-server restart

2) Adicionando o volume NFS no Xen Server
Agora que temos um volume NFS exportado precisamos importar este volume de forma que ele fique disponível no sistema. Com o cliente Xen Center abra o aplicativo conforme exemplo abaixo:

– Clique em New Storage;
– Selecione a opção NFS BHD e clique Next;
– Coloque o nome do volume NFS;
– Insira o sharename conforme o exemplo abaixo e clique em Finish

nfs_configuration_01

Depois que você adicionou o volume NFS clique na VM do sistema que você criou vá na aba Storage e clique em Attach Disk. Selecione o volume NFS que você adicionou e clique em Attach conforme o exemplo abaixo.

OBS: Você só verá o novo volume após reiniciar a VM.

nfs_configuration_02

 

Depois que anexar o novo volume a sua VM, você deve iniciar o sistema e procurar por um volume em /dev/xvda …  /dev/xvdb e dai por seguinte. Você pode usar o fdisk -l  para consultar o tamanho do device que foi adicionado em seu sistema. Depois dissso basta formatar com o fdisk, crie um sistema de arquivo com o MKFS e depois é só montar o volume.

Caso tenham dúvida me escrevam

Abraços