Quando eu comecei o blog em 2003 o objetivo principal era documentar e compartilhar toda minha experiência e trajetória de carreira. Na primeira versão do blog quando ainda eu utilizava o domínio fsbox.org ( Free Software Box ) eu comecei utilizando o B2 e migrando depois para o B2 Evolution um CMS em PHP.

Depois disso conheci um movimento grande em torno do Wordpress inclusive desenvolvedores que mantinha o B2 Evolution tinha iniciado este novo projeto, ele era interessante por que tinha conceitos de plugins on-the-fly, gerenciamento de templates e muitas novidades que na época para quem utilizava o B2 eram um divisor de aguás.

Dando origem a um novo CMS

O B2 Evolution foi base para a construção do Blue Systems CMS. Um CMS 100% desenvolvido do zero com foco em performance. Este CMS foi criado para ser utilizado na Tambor Digital uma agência digital que tinha foco em entretenimento onde trabalhei por muitos anos.

O BSCMS foi tão bem sucedido na época que chegamos a utilizar ele em sites como heroi.com.br, nintendoworld.com.br, pcmag.com.br e até mesmo projetos grandes como portal MSN Jogos e MSN Tecnologia da Microsoft.

Trilhando novos caminhos

O tempo passou e depois de tantos e tantos anos resolvi que era hora de deixar o Wordpress para conhecer um CMS novo baseado em Javascript o Ghost.

O meu principal motivo de buscar uma migração é explorar e entender como este CMS funciona para criar um novo CMS baseado na stack Javascript.

A tecnologia é assim, sempre temos que buscar a inovação, performance, melhora práticas, segurança e principalmente conhecimento.

Obrigado #Wordpress por fazer parte destes 19 anos do meu blog, sem dúvida tivemos muitos sucessos e desgostos. Continuarei a utilizar a plataforma como base para alguns projetos que já estão rodando de clientes e parceiros.