Resumo Google Developer Day 2010

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Para ver a galeria de imagens do GDD Google Developer Day 2010 clique aqui

O evento Google Developer Day 2010 contou com mais de 6.000,00 inscritos neste ano. Mesmo com o Quiz de desenvolvedor com o intuito de filtrar curiosos e dar espaço para um conteúdo mais técnico sequer havia espaço para andar pelos corredores do Hotel Sheraton São Paulo.

Por onde você olhada era possível encontrar desenvolvedores, sysadmins e curiosos comentando sobre as novidades que a gigante das buscas traziam para o evento. De tudo que pude presenciar o sistema de busca por voz foi algo que realmente valeu a pena ter ido no evento.

O keynote sobre Google Apps for Businness comandado por Patrick Chanezon ( Relacionamento com Desenvolvedores e Gerente, Plataforma de Nuvem e Ferramentas ) do Google
mostrou o poder da infra estrutura de hosting na nuvens para proporcionar o sucesso para seus aplicativos e portais com um detalhe: ainda é necessário que a aplicação esteja em Java ou Python.

O grupo de usuário de tecnologias do Google SP-GTUG marcou presença no evento tirando dúvidas de usuários e desenvolvedores. A mesa do grupo ficou próxima a mesa da equipe internacional Google Business.

O evento no geral foi ótimo para o networking entre desenvolvedores, administradores de sistemas e empresários na área de internet e tecnologia.

Veja a lista dos paletrantes que passaram pelo GDD 2010:

Chris Ramsdale

Engenheiro de Programas com Desenvolvedores, Chrome

Chris Ramsdale tem trabalhando extensivamente em dispositivos móveis, começando como um engenheiro na Motorola em 1997, e então juntando-se a startups locais como Tech Lead e Gerente de Produtos. O foco atual de Chris no Google é promover ferramentas como o Google Web Toolkit, que permitem que desenvolvedores criem aplicativos que possam ser executados em qualquer navegador.

Don Dodge

Developer Advocate, Google Apps

O foco de Don é ajudar os desenvolvedores com Google Apps. Don juntou-se à Google após ser um evangelista de desenvolvimento na Microsoft por 5 anos. Don é um veterano de startups de sucesso incluindo Forte Software, AltaVista, Napster, Bowstreet e Groove Networks, e está no ramo de software há mais de 25 anos. Don passou 5 anos na Microsoft trabalhando com capital de risco e startups na área da cidade de Boston.

Eric Bidelman

Developer Advocate, Chrome

O trabalho de Eric está focalizado nas APIs de dados do Google (Google Data APIs), primariamente no Google Documents List, Google Health e APIs de autenticação. Anteriormente, Eric trabalhou como engenheiro de software na Universidade de Michigan, onde ele projetou aplicações ricas para a web e API’s para as 19 bibliotecas da universidade. Eric tem um bacharelado em Ciência da Computação e um bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Michigan, em Ann Arbor.

Eric Tholomé

Diretor de Gerência de Produtos, Produtos de Desenvolvedores

Eric se juntou à Google Zurich em 2007 como Diretor de Gerência de Produtos para a Europa, Oriente Médio e a África (EMEA) e para produtos Apps incluindo YouTube, GMail, Calendar e Docs. Desde Junho de 2009, ele é o Diretor de Gerência de Produtos para Desenvolvedores em Mountain View. Antes do Google, Eric trabalhou para Handspring e Palm como Gerente de Linha de Produtos para EMEA. Eric possui numerosas publicações, incluindo um livro pioneiro sobre tecnologia MIDI, um livro introdutório sobre tecnologia GSM, e uma contribuição a um guia para telefonia. Eric se formou pela Ecole Centrale de Paris em 1990 com um diploma em Engenharia, e obteve seu mestrado em Engenharia Elétrica pela Stanford University em 1991. Ele é fluente em inglês e francês.

Ernest Delgado

Engenheiro de Programas com Desenvolvedores, Chrome

Ernest trabalha com comunidades de desenvolvedores dedicadas ao Google Chrome, extensões para o Google Chrome e Google Chrome OS. Ele ama brincar com as funcionalidades do HTML5 e resolver problemas com o desempenho de aplicativos web. Antes do Google, ele trabalhava como engenheiro de front-end no Yahoo! e tentava se tornar um guru JavaScript. Ernest é originalmente de Barcelona e atualmente reside em San Francisco.

Fred Chung

Developer Advocate, Android

Fred trabalha com desenvolvedores Android ao redor do mundo para construir aplicativos móveis inspiradores. Ele também gerencia os esforços de evangelismo de desenvolvimento ajudando desenvolvedores de aplicativos móveis a monetizar com os produtos de anúncios móveis do Google. Antes de se juntar à Google, Fred era consultor na Accenture e teve vários empregos em engenharia de software na área de integração de sistemas empresariais. Fred atualmente mora em São Francisco com sua família.

Mario Queiroz

VP de Gerência de Produtos

Mario se juntou à Google em 2005 está atualmente liderando um esforço novo de web-video no YouTube e o lançamento global da Google TV. Anteriormente no Google, Mario liderou as atividades de gerenciamento de produto do Android e também o desenvolvimento internacional de produtos em 20 centros de P&D. Antes de vir para o Google, Mario trabalhou como vice-presidente de operações globais na Hewlett-Packard, após ter exercido funções em marketing e engenharia em vários negócios da HP. Mario é bacharel e mestre em engenharia elétrica pela Stanford University, EUA.

Ossama Alami

Developer Advocate, Geo

O foco principal de Ossama Alami na Google são as API’s Geoespaciais. Ele trabalha com a comunidade de desenvolvedores para ajudá-los a construir aplicativos que integram com Google Maps, Google Earth e outras APIs relacionadas. Os empregos passados de Ossama incluem a Oracle, Accenture e CSC.

Patrick Chanezon

Relacionamento com Desenvolvedores e Gerente, Plataforma de Nuvem e Ferramentas

Patrick Chanezon se juntou à Google em 2005. Ele gerencia a equipe de relacionamento com desenvolvedores da plataforma de nuvem em São Francisco. Anteriormente ele era um Developer Advocate que construía e cultivava ecossistemas de desenvolvedores para HTML5, OpenSocial e Google Checkout e a API do AdWords, e trabalhava como arquiteto de software para a Sun Microsystems, AOL, Netscape e Accenture. Visite-o no Twitter: @chanezon.

Peter Fernandez

AdMob

Peter Fernandez lidera as operações da AdMob na América Latina. Na AdMob, ele ajudou dezenas de desenvolvedores de aplicativos móveis a refinar suas estratégias de monetização e maximizar sua receita. Atualmente, ele está empenhado em ajudar desenvolvedores da América Latina a obter o máximo proveito possível das melhorias de monetização trazidas pela fusão da AdMob com a Google.

Ryan Boyd

Developer Advocate, Google Apps

O foco de Ryan é dar os desenvolvedores o conhecimento necessário para extender o Google Apps e construir negócios utilizando a tecnologia Google. Ele anteriormente trabalhou no OpenSocial, Google Friend Connect e Google AtomPub APIs. Antes de se juntar ao Google, Ryan trabalhou em educação superior como um arquiteto web para a RIT em seu ambiente de hospedagem de aplicativos web.

Tim Bray

Developer Advocate, Android

O trabalho de Tim Bray está atualmente focalizado na plataforma Android. Um desenvolvedor de software e empreendedor, ele foi co-fundador da Open Text Corporation (Nasdaq:OTEX), autor de uma das primeiras engines de busca da web, e co-inventor do XML. Ele é um blogger com muita popularidade (tbray.org/ongoing/) e também publica no twitter (@timbray).

Palestrantes Convidados

Alexander Ferraz Tabor

CTO e Co-fundador, Peixe Urbano

Alexander Ferraz Tabor é CTO e co-fundador do Peixe Urbano, o primeiro e maior site de compras coletivas do Brasil. Alexander tem um bachelerado em Ciência da Computação da University of Southern California.

Bruno Souza

Gerente de Desenvolvimento de Aplicativos, Studio Sol

Bruno Souza é gerente de desenvolvimento do Studio Sol, empresa brasileira que desenvolve vários dos mais populares aplicativos de Orkut sobre música e de futebol, como Eu Sou! e Minha Música, que hoje estão presentes em mais de 34 milhões de perfis.

Cezar Sá Espinola

Desenvolvedor Web

Cezar é um desenvolvedor de software que está atualmente envolvido com extensões para o Google Chrome e aplicações Web. Ele é o principal desenvolvedor da extensão Chromed Bird que funciona como um cliente para o Twitter e utiliza JavaScript e APIs HTML5. Recentemente ele tem experimentado com o desenvolvimento de aplicações Java e Ruby rodando no Google App Engine.

Daniel Kafie

CEO, Vostu

Daniel é CEO da Vostu, uma grande empresa de jogos sociais no Brasil com mais de 20 milhões de usuários ativos mensais e 200 funcionários em São Paulo, Buenos Aires e Nova York. Os jogos mais famosos da Vostu, Mini Fazenda e Cafe Mania, são os dois jogos mais populares na plataforma Orkut. Daniel é formado em Economia pela Universidade de Harvard e tem um MBA da Harvard Business School, onde ele concentrou seus estudos em empreendedorismo.

Eric Acher

Sócio, Monashees Capital

Eric Acher é Sócio-Fundador da Monashees Capital, uma empresa de venture capital brasileira com foco em negócios de internet e tecnologias de educação. Antes de fundar a Monashees, Eric trabalhou com venture capital nos Estados Unidos e na América Latina com a General Atlantic. Ele também trabalhou com planejamento estratégico no Unibanco e consultoria estratégica na McKinsey. Eric possui MBA pela Kellogg School of Management, Diploma em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e graduação pela ESPM.

Humberto Matsuda

VP de Venture Capital, Performa

Humberto Matsuda é o sócio responsável pelos fundos de Venture Capital da Performa Investimentos. Além disso, é membro do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente (CEICS) da Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity (ABVCAP). Possui 12 anos de experiência empresarial e desde 2007 se especializa na gestão de investimentos de Venture Capital¸em especial, investimentos de capital semente.

Juan Franco

CEO e Fundador, Mentez

Juan Franco tem 15 anos de experiência no gerenciamento de companhias de internet na América Latina, como por exemplo VMWare, Salesforce, EMC, e é o fundador da Mentez. A Mentez tem mais de 20 milhões de usuários no Brasil que jogam seus jogos. Sete dos dez jogos mais populares são deles. Hoje, a Mentez é empresa muito influente na Internet Social no Brasil e na América Latina e está agora trabalhando na construção de uma plataforma poderosa de monetização para qualquer conteúdo virtual.

Marcelo Marzola

Co-fundador e CEO, Predicta/BTBuckets

Marcelo é CEO e um dos fundadores da Predicta/BTBuckets. Através dos seus produtos e serviços em marketing e segmentação comportamental, a Predicta atende a clientes em mais de 90 países, e foi reconhecida em 2009 como uma das 25 empresas mais inovadoras do Brasil. Marcelo é instrutor associado em web analytics na UBC, Canada, graduado em administração de empresas pelo IBMEC/RJ e Mestre em Administração de Empresas pela FGV/SP.

Marcos Farias

Diretor de Tecnologia, Just Digital

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Marcos é sócio fundador da Just Digital, empresa especializada em desenvolvimento web e integração de Google Search Appliance (GSA). É instrutor oficial de GSA (tendo inclusive dado treinamentos no exterior), instrutor de Google Apps e desenvolvedor Java. Liderou o desenvolvimento do Just SSO, solução de Single Sign On desenvolvida no Brasil com foco para Google Apps.

Otávio Rezende da Silva

Gerente Sr. de Produtos, Webb

Otavio está na Webb desde 2001, onde é responsável pelo gerenciamento do roadmap de produto e por uma equipe de 30 desenvolvedores especializados em Java, GWT e Supply Chain Management. Destacam-se como seus principais projetos realizados a elaboração da nova solução de eProcurement da Webb e a integração da ferramenta com diferentes ERPs. Otavio é Engenheiro de Computação pela PUC-Rio e possui Mestrado em Engenharia de Software pela mesma universidade.

Phillip Klien

Co-fundador e Diretor de Inovação

Phillip é diretor de inovação e um dos fundadores da Predicta/BTBuckets. Através dos seus produtos e serviços em marketing e segmentação comportamental, a Predicta atende a clientes em mais de 90 países, e foi reconhecida em 2009 como uma das 25 empresas mais inovadoras do Brasil. Phillip é graduado em administração de empresas pelo pela Tulane University.