Habilitando biblioteca GD através de pacotes RPM no Centos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Começarei este artigo dando um conselho, de fato o sistema de gerenciamento de pacotes por RPM é muito eficaz e em alguns casos mais prático de utilizar, porém quando você vai habilitar um LAMP muitas vezes vale ter um trabalho um pouco maior na primeira vez para se despreocupar depois. Um exemplo prático é que quando eu instalo um servidor LAMP eu já compilo todas as bibliotecas mais comuns que geralmente utilizo para desenvolvimento de aplicações WEB como LibGD2, Libtidy, LibXML entre outras.

O problema é que em algumas vezes nós nos deparamos com uma máquina totalmente configurada pelos RPM’s como é o caso na maioria das vezes de servidores VPN, Servidores Dedicados ( gringos ) e servidores de revenda. Um exemplo que darei aqui é no meu caso que tive que habilitar o LibGD em uma máquina com Centos 5 instalado pelos pacotes RPM, por algum motivo que não entendi o script de instalação do PHP como –without-gd, neste caso tivemos que fazer o processo para habilitar a Lib sem ter que reinstalar o PHP.

 

1) Primeiramente vamos descobrir quais os módulos nosso pacote RPM habilitou no PHP, para isso entre com o comando php -m, este comando irá listar todos os módulos habilitados na compilação do PHP;

2) Caso tenha aparecido na lista o gd, você deve editar o arquivo /etc/php.ini e adicionar a seguinte linha:

extension= gd.so

Pronto!!! feito isso reinicie o daemon do Apache e estará tudo pronto, para verificar jogue um phpinfo()

Até a próxima