O conceito do Docker pode parecer novidade para muitos. O fato é que depois que você começa a trabalhar com ele e consegue entender o funcionamento e diferenças entre containers e virtual machines você com certeza será um profissional mais eficiente.
A velocidade para exportar e importar imagens, migrar ambientes inteiros é simplesmente fantástico. Aqui neste mini tutorial irei mostrar como exportar e importar imagens Docker customizadas.
Exportando
Primeiramente precisamos definir qual a imagem customizada que iremos exportar. Para isto utilize o comando abaixo para definir o alvo
sudo docker container ps
A saída do comando será algo como o exemplo abaixo
$ docker ps -a
CONTAINER ID IMAGE COMMAND CREATED STATUS PORTS NAMES
f4b0d7285fec ubuntu:14.04 /bin/bash 38 minutes ago Exit 0 hungry_thompson
8ae64c0faa34 ubuntu:14.04 /bin/bash 41 minutes ago Exit 0 jovial_hawking
3a09b2588478 ubuntu:14.04 /bin/bash 45 minutes ago
Depois de definido o alvo você deve fazer um commit da imagem utilizando um nome de sua preferência para identificarmos a imagem customizada
docker commit 3a09b2588478 jacconcustom
Veja que criei aqui uma imagem com o nome jacconcustom que é a imagem customizada que eu desejo exportar. Este nome você poderá trocar por um nome de sua preferência.
Agora que já temos a image customizada vamos primeiramente salvar o estado atual do container exportando para um arquivo. Vamos utilizar o Docker Save para fazer isto:
docker save jacconcustom > /tmp/jacconcustom.tar
Importando
Agora com a imagem exportada em um formato .tar você pode transferir a imagem para seu novo destino e na sequência importar no novo ambiente Docker. O processo de importação é bem parecido com a exportação, vamos ao exemplo:
docker load < /home/jaccon/jacconcustom.tar
Done! a sua imagem neste momento já deve estar disponível para uso no novo ambiente Docker. Para conferir basta executar o comando
sudo docker image ls