You are currently viewing Os novos Macbook 2021 com chip M1 Pro e M1 Max são rápidos mesmo ?

Os novos Macbook 2021 com chip M1 Pro e M1 Max são rápidos mesmo ?

  • Post author:
  • Post category:Geral

Faz tempo que eu não escrevia sobre hardwares da Apple mas vendo os novos Macbooks Pro agora com chips ARM M1 Pro e M1 Max eu achei que valia minha opinião.

Bom o fato de velocidade em uma arquitetura de computadores precisamos levar em consideração muitos fatores. Os fatores do tipo de sistema operacional estamos utilizando,
se os softwares que estamos utilizando são compatíveis com este novo processador ou se trabalharão com emulação entre diversos outros fatores.

Diferença nas arquiteturas ARM e X86
A arquitetura ARM é completamente diferente da arquitetura X86 utilizados pela linha de processadores da Intel. O fato é que o ARM já utilizados a muitos anos em celulares e tables são muito mais eficientes com bateria e isto é um ponto interessante que podemos ressaltar nestes novos Macbooks.

Comparar uma arquitetura ARM com X86 é quem nem comparar Maça com Banana, ambas são frutas mas gostos e funcionalidades são completamente diferentes.

O novo antigo design e o display agora com notch
A volta do HDMI teve que levar a Apple a recriar um Macbook mais alto que a geração anterior. O lado bom disto é que evitamos de plugar aquele monte de hubs USB-C xing ling no Macbook no que acaba muitas vezes trazendo problemas para o Macbook como foi no meu caso. A quantidade de portas também passaram de 02 para 03 e a volta do leitor de cartão também agrada a muitos.

Agora o que na minha opinião não faz sentido algum é o notch na tela. O famoso entalhe do iPhone está presente agora no Macbook também. A Apple lançou rescentemente uma atualização onde aplicativos podem ocultar o notch com uma compressão do tamanho da janela do software para debaixo do notch 😉

Memória e GPU
Um outro lado positivo é que agora você encontra versões de 64GB de memória integrada ( sim isto continua como era ) e até 32 cores de GPU que torna uma máquina bem interessante
para edição de vídeo, fotos e desenvolvimento de jogos e aplicativos.

Preço
No Brasil como sempre temos o Macbook Pro mais caro do planeta. Isto deve-se pela carga insana de tríbutos que temos no Brasil no que faz a compra do Macbook inviavél no Brasil.
Aqui a versão mais top com processado M1 MAX e 16 polegadas você encontra por R$ 45.000,00.