A origem do problema que parou sites ao redor do mundo em 20/10

post-title

Nesta semana, a Amazon revelou a causa da falha de várias horas no AWS, que deixou fora do ar desde o Signal até camas inteligentes. O motivo foi um bug no software de automação da AWS, que teve consequências em cadeia, derrubando milhares de sites e aplicativos.

De acordo com o relato da AWS, o problema aconteceu devido a um "defeito latente no sistema automatizado de gerenciamento de DNS (sistema de nomes de domínio)" do DynamoDB, o banco de dados onde os clientes armazenam seus dados. A falha causou dificuldades de conexão com o banco de dados, afetando uma enorme quantidade de serviços.

O erro teve como causa principal um registro DNS vazio na região de datacenters do Virginia (US-East-1), que não foi corrigido automaticamente, precisando de intervenção manual. Em resposta, a AWS desabilitou o planejamento automatizado do DynamoDB em todo o mundo para corrigir o problema e reforçar a proteção.

A falha também afetou outras ferramentas da AWS, levando a quedas de serviços de gigantes como Signal, Snapchat, Roblox, Duolingo e até mesmo empresas de serviços financeiros e a Ring. No total, mais de 2.000 empresas foram impactadas, com mais de 8,1 milhões de relatos de problemas.

Por exemplo, clientes da Eight Sleep, uma empresa de camas inteligentes conectadas à internet, ficaram impossibilitados de ajustar a temperatura e a inclinação das camas, pois não conseguiam se conectar ao aplicativo no celular. A CEO da empresa, Matteo Franceschetti, se desculpou com os clientes e anunciou uma atualização no serviço, permitindo o controle da cama via Bluetooth durante quedas de serviço.

A dependência da infraestrutura da nuvem

Para a Dra. Suelette Dreyfus, professora da Universidade de Melbourne, as quedas mostram a vulnerabilidade da dependência de pontos únicos de falha na internet. "A nuvem não é apenas a AWS – eles dominam cerca de 30% do mercado, mas o problema é a nuvem como um todo, que basicamente é dominada por três grandes empresas", afirmou.

Ela destacou que a internet foi projetada para ser resiliente, mas ao nos tornarmos tão dependentes de algumas grandes empresas de tecnologia para armazenar dados e oferecer serviços, essa resiliência foi enfraquecida.

Seja Membro Gratuítamente

Assine a newsletter para receber em seu email as publicações atualizadas neste blog

Top